A Associação para a Promoção da Inclusão Social da Juventude e das Diversidades em Moçambique, abreviadamente designada INCLUSÃO, realiza no dia 16 de Dezembro de 2025, às 09h00, no Hotel OTIA, a apresentação pública das contribuições de mais de 1.500 jovens para o processo de reforma constitucional e de governação, no âmbito do Diálogo Nacional Inclusivo.
Estas contribuições foram recolhidas nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2025, nas províncias de Maputo, Nampula e Sofala, por meio de inquéritos presenciais e baseados em procedimentos éticos, conferências e workshops organizados com jovens de diferentes comunidades.
As propostas reflectem a diversidade sociocultural da juventude moçambicana, abrangendo diferenças geográficas, níveis de formação académica, condições económicas, expressões e identidades de género, orientações sexuais, bem como jovens com e sem deficiência. O processo evidencia o compromisso da juventude com uma governação mais inclusiva, participativa e representativa.
A iniciativa foi liderada por vários colectivos juvenis associados à INCLUSÃO, nomeadamente os Influencers da Coesão Social, Geração Solução, Elas nos Media e Be Friendly, Empreender Com Orgulho e Economias do Indico que desempenharam um papel fundamental na mobilização, facilitação e recolha de dados junto das comunidades juvenis.
Para mais informações, contactar: comunicacao@inclusaomoz.org | jonathan.nhancale@gmail.com
+258 86 94 94 750 / +258 86 509 9779



