Fundação Joaquim Chissano reforça apoio à COTE no compromisso com a paz

A Comissão Técnica (COTE) do Diálogo Nacional Inclusivo reuniu-se no dia 07 Novembro de 2025 com o antigo Presidente da República, Joaquim Alberto Chissano, na Fundação Joaquim Chissano, em Maputo, para trocar experiências e colher orientações sobre o processo de auscultação pública no âmbito do Diálogo Nacional Inclusivo.
O Presidente Chissano recordou o percurso que conduziu ao Acordo Geral de Paz no país em 1992, tendo referido que, em processos semelhantes, o diálogo “tem a força necessária para a libertação dos homens e para o reforço da paz”. Sublinhou ainda que a fundação que preside tem como vocação “promover a paz e o desenvolvimento, particularmente das camadas menos desenvolvidas” e mostrou abertura para apoiar a valorização do diálogo no país.
O antigo estadista enfatizou a necessidade de construir uma cultura de paz desde cedo: “A cultura de paz deve ser criada no começo da vida para que a juventude cresça com estes valores”.
Durante o encontro, a COTE convidou o Presidente Chissano para ser o orador principal da Conferência Anual do Diálogo Nacional Inclusivo, prevista para o próximo ano, o que reforça o papel do antigo Presidente da República na promoção da paz e unidade, em Moçambique e no mundo.