Comissão Técnica ausculta partidos extraparlamemtares no Âmbito do Diálogo Nacional Inclusivo

A Comissão Técnica para o Diálogo Nacional Inclusivo reuniu-se esta semana com representantes de diversos Partidos Extraparlamentares , numa sessão de auscultação que visa reforçar a participação de todas as forças políticas no processo de diálogo em curso no país.

Durante o encontro, o Presidente da Comissão Técnica, Edson Macuácua, destacou o papel central dos partidos políticos na consolidação da democracia, sublinhando que estes “são actores fundamentais da vida democrática, pois constituem instrumentos essenciais de participação dos cidadãos no exercício da soberania”. Macuácua apelou, por isso, à participação activa de todos os partidos no diálogo nacional inclusivo, reafirmando que o processo só ganha legitimidade quando integra todas as vozes da sociedade.

Por sua vez, João Massango, falando em representação dos Partidos Extraparlamentares, manifestou a total disponibilidade destas formações políticas para contribuir com propostas concretas que visem fortalecer a paz, promover a coesão nacional e melhorar o bem-estar dos moçambicanos. Segundo Massango, o compromisso conjunto é determinante para que o país avance com consensos sólidos e sustentáveis.

A auscultação integra-se num ciclo mais amplo de consultas que a Comissão Técnica tem vindo a realizar com diferentes sectores da sociedade, com o propósito de garantir que o Diálogo Nacional Inclusivo reflita as expectativas e necessidades de todos os moçambicanos.