O lançamento oficial teve lugar no dia 10 de Setembro de 2025, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, e foi presidido por Sua Excelência Daniel Francisco Chapo, Presidente da República de Moçambique.
De Setembro a Novembro de 2025, em todo o território nacional e na diáspora, cidadãos, partidos políticos, sociedade civil, sector privado, parceiros de cooperação e órgãos de comunicação social são convidados a partilhar opiniões, preocupações e propostas.
A iniciativa visa recolher perspectivas plurais sobre o futuro do país, reforçar a confiança no processo político e criar consensos para a implementação efectiva do Compromisso Político para Um Diálogo Nacional Inclusivo.
Como sublinhou o Presidente Daniel Chapo no seu discurso , “Moçambique somos todos nós”, por isso, vamos todos participar. Mais detalhes sobre o processo de auscultação pública serão anunciados em breve pela Comissão Técnica (COTE), criada pela Lei n.º 1/2025 de 11 de Abril, para operacionalizar o Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo.
A iniciativa visa recolher perspectivas plurais sobre o futuro do país, reforçar a confiança no processo político e criar consensos para a implementação efectiva do Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo.
Como sublinhou o Presidente Daniel Chapo na ocasião, “Moçambique somos todos nós. Vamos todos participar.” Mais detalhes sobre as formas de participação serão anunciados em breve pela Comissão Técnica (COTE) responsável pela materialização do Compromisso Político para Um Diálogo Nacional Inclusivo.